Festival de Cenas Curtas movimenta as artes cênicas no Cine Horto
Por Flávia Guerra e Fabiana Martins
Por Flávia Guerra e Fabiana Martins
Respeitável público!
O Galpão Cine Horto iniciou quarta-feira, 16 de junho, o 11º Festival de Cenas Curtas. O evento está de cara nova, porém, conservou o formato clássico, com 16 cenas de 15 minutos, distribuídas em quatro noites de apresentações. E em cada noite o público junto com uma comissão especializada votam na cena que mais agradou. As quatro cenas mais votadas disputarão uma vaga para cumprir uma curta temporada no Galpão Cine Horto, logo na semana seguinte do festival.
A grande mudança deste ano é a interatividade do público com os artistas no processo de criação. E mais, os espectadores tiveram a chance de conferir as quatro cenas selecionadas para a 2ª etapa do projeto Cena-Espetáculo apresentadas no primeiro dia do festival. No 11º Festival de Cenas Curtas, a Cena-espetáculo, tornou-se projeto independente na programação do Galpão Cine Horto. Em março desse ano com o edital próprio, foi realizada a primeira etapa: a Mostra dos Rascunhos de Cena. Cada artista encenou a essência de sua criação com duração de cinco a oito minutos. Foram 12 rascunhos e destes, quatro projetos foram selecionados para desenvolverem as cenas no limite de quinze minutos.
Para Fabbio Guimarães, ator, o Cenas Curtas é um festival de grande importância no cenário teatral mineiro, pois fomenta a criação artística de uma maneira inusitada: através das misturas de linguagens, de diferentes modos de fazer teatro, como a comédia, o teatro popular, a expressão corporal e permite ao artista trabalhar com a experimentação.
É válido destacar que após as apresentações, o tradicional Bar do Cenas Curtas, no segundo andar, aguarda a presença do público, sendo um espaço de troca entre a platéia e os artistas, com o comando do Grupo de Teatro 171 e mais, um dia após exibição das cenas, o Cine Horto abre as portas para um debate entre artistas e platéia. Vá correndo ao Galpão Cine Horto e garanta seu ingresso, a entrada é gratuita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário