Por Marcelo Ernesto
Um convite a revirar as lembranças e tratar os medos interiores, muitas vezes, esquecidos na memória e que podem, a qualquer momento, provocar delírios internos. Com essa temática a cena “Caixinha de Lembranças”, do Grupo Caixa 4, abriu a segunda noite do Festival de Cenas Curtas do Galpão Cine Horto. Com um cenário repleto de caixotes e bonecos que dialogavam com um ser humano voltado para dentro de si, a cena utilizou de recursos mais reflexivos para tratar o assunto. Efeitos de luz e fogo trouxeram uma atmosfera introspectiva à cena.
E quem nunca desejou do fundo do coração matar alguém? Francisca, uma mulher que se percebe humilhada pelo marido tem esta vontade. A cena “Francisca” propiciou à platéia momentos de possível perplexidade e momentos de humor. A montagem carioca usou de simplicidade no cenário e apostou no desempenho das duas atrizes que seguraram a cena de maneira performática.
A terceira apresentação da noite “Corpo Fechado”, trouxe Mário de Andrade como participante de uma cerimônia com crendices e muito humor. Os efeitos sonoros e a interpretação dos atores deixaram a platéia bem à vontade para gargalhar e se impressionar com a cerimônia do Catimbó.
Para encerrar a noite, uma provocação interativa e chocante. Os atores da cena “Eu Me Vendo Por Muito Menos do que Você Paga”, do Conjunto Vazio, intimaram a participação da platéia com distribuição de tomates que serviram de “arma” a serem arremessadas nos personagens durante a apresentação. Além da participação efetiva do público outros elementos como projeções de imagens das pessoas que assistiam a cena, e dos próprios atores, serviram de cenário para as performances que variaram de um banho de moedas a um homem completamente nu atravessando o palco, aproximando a cena do formato de uma instalação. O resultado funcionou muito bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário