terça-feira, 22 de junho de 2010

Interação + humor + loucura = sucesso

Por Taís Ahouagi

Tem a cena que faz pensar, tem a que faz rir, tem a que emociona de um jeito difícil de explicar e a que simplesmente desagrada. Passar de uma história a outra em poucos minutos é também alternar impressões e sentimentos e ficar confuso. Porém, sempre há aquela que não deixa espaço para dúvida. Em “Pronto para mudar”, apresentado no domingo, último dia de voto popular do Festival Cenas Curtas, humor, experimentação, interatividade moderada e uma dose caprichada de non-sense capturam a atenção do espectador do início ao fim.
As quatro exclamações que abrem a sinopse da cena (Oportunidade!!!!) resumem bem a personalidade da vendedora que tenta convencer o público a comprar, a todo custo, o apartamento montado no palco. Mobiliado, com varanda, elevador e ótima localização, seria boa opção, não fosse pelas marcas de um passado misterioso. Marcas que transparecem na afetação da corretora e na interpretação do núcleo obscuro da trama.
Uma hóspede —ou intrusa?— tece sua carta de despedida sobre os móveis enquanto observa como a organização do lugar a incomoda. “De um lado, os livros de literatura. Do outro, filosofia. Até esse perfume que eu sinto. Uma ordem fechada”, reflete. Representada duplamente, a personagem evoca a loucura e tenta explicar que, involuntariamente, vomita coelhinhos de quando em quando. Sim, coelhinhos, que o espectador, aos poucos, entende o que são —ou acredita entender— ao longo da cena.
Em momentos paralelos e intercalados, as duas instâncias de interpretação se unem quando a possibilidade de compra se aproxima e os coelhinhos cuspidos ultrapassam uma dezena. É o ponto de crise. Onde escondê-los? O que fazer com o que foge ao controle? “Irei espalhá-los pela rua. Separados, ninguém imaginará que são todos de um só lugar. O único corpo que sobrará será este, o meu”, diz. Como anunciado na sinopse, “tudo exatamente como antes do acontecido. Uma ordem fechada. Pronto para mudar.”
Com 32,78% da preferência, “Pronto para mudar” foi a vencedora da noite. Isso porque disputou com outras boas cenas e, sendo de fora do Estado, não contou com o mesmo apoio dos grupos locais.

Para colher os louros
Durante a Temporada das Mais Votadas, a partir de quinta-feira, o grupo se reapresenta ao lado de “Duas palhaças e um pequeno príncipe” —ótimo espetáculo que também conquista pelo riso. Ou pelo mau humor. Nada como a interpretação apurada do palhaço ranzinza que se irrita com o companheiro ingênuo para arrancar risos sinceros da platéia. De 24 a 27 de junho, também atuam novamente “Flicts”, “Suave [in]pura brancura” e “RG 38 e mais nada”, além da vencedora do Cena Espetáculo, “1999=10”.

3 comentários:

  1. Você tá ótima de crítica. Já tá eleita para fazer uma quando o CD do Low-Fi sair. Pode ser?
    Abraço,
    Délio

    ResponderExcluir
  2. Será uma honra. Mas vai parecer suspeito, porque já sou fã. =)

    ResponderExcluir
  3. Curioso! Esse senso crítico e o jeitão para a boa escrita parece até que está no sangue...

    ResponderExcluir